-
Arquitetos: Inspiral Architecture and Design Studios
- Área: 980 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Mati Allendes
-
Fabricantes: AutoDesk, BASF, Bentley Systems, Bona, Daikin, Ecosmart, Forta ferro, Hilon, Toto, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no interior de Bali, este retiro de bem-estar foi integrado a uma floresta que margeia exuberantes campos de arroz de um lado e um rio do outro. O rio converge as águas de toda a área criando uma junção de pequenas cachoeiras, que produzem vazão suficiente para alimentar um gerador hidroelétrico, que pode abastecer todos os edifícios do complexo. A fusão com a natureza foi explorada ao máximo no projeto, não apenas pela sua função, mas pela utilização de materiais encontrados diretamente no local e no entorno imediato, permitindo assim que o resort se torne carbono zero.
A primeira estratégia pode ser vista no uso dramático de taipa em todas as paredes do térreo. Por estar localizada em uma colina, foram necessárias obras de terraplanagem significativas, e o excesso de terra possibilitou a criação de grandes massas, que justificaram as paredes curvas. Além de ser capaz de conectar o ocupante à beleza da taipa, com seu formato e coloração em camadas, ela também proporciona um isolamento superior, além de propriedades estruturais. Com uma construção rápida, pudemos recrutar os habitantes de uma vila próxima para trabalhar no que se tornou o projeto de taipa de pilão mais significativo da Indonésia.
Os demais elementos da estrutura foram construídos com bambu, grande parte colhido no local. Este material de rápido crescimento não é apenas sustentável, mas a partir de sua flexibilidade, foram possíveis criar espaços que ecoam a abundância da vida nos trópicos. Além disso, diversos objetos construídos poderão se transformar biologicamente a partir dos elementos circundantes, crescendo do solo e brotando entre a rica vegetação.
Um desses edifícios é o estúdio de ioga, que literalmente flutua na borda do penhasco com uma estrutura em balanço que suporta o pavilhão de bambu parabólico. Os quartos propriamente ditos oferecem o luxo necessário para este projeto sofisticado, com uma sensação estimulante, alguns quartos se assemelham a casulos.
As villas para hóspedes também têm um design único, com a composição da arquitetura de bambu e os tons aconchegantes de taipa que compõem o resort. As formações curvilíneas dos telhados podem ser admiradas de diferentes alturas e ângulos, enquanto os reflexos da piscina sinuosa abaixo contribuem para o efeito.